Português

Método
PERCEVEJOS DE CAMA: COMO SE LIVRAR FACILMENTE, DE MANEIRA ECONÔMICA E SEM PRODUTOS QUÍMICOS


O percevejo de cama é um inseto rastejante do tamanho de uma formiga (6 mm), de 6 patas e muito achatado, capaz de esgueirar-se por qualquer vão, fugindo da luz.
Ele suga o sangue humano e causa coceiras intensas na população afetada.
Estima-se que 10.000 domicílios estão infectados em Genebra (verão 2014).
Se você estiver infectado ou não, a chave do problema é isolar a cama para minar a proliferação (mesmo que você opte por uma desinfecção química).


DETECTAR A PRESENÇA DOS PERCEVEJOS DE CAMA

Sinais:
-Picadas (atenção: muitas pessoas não tem reação).

-Excrementos dos percevejos sobre o estrado ou paredes próximas às camas: pequenas manchas negras (similares às fezes de moscas) que deixam rastros pardos (sangue ingerido pelo percevejo) quando esfregamos com um pano úmido.

- Manchas de sangue sobre lençóis claros (raros, porque são causados pelo esmagamento dos percevejos)

- Armadilhas adesivas (impregnadas de feromônios, à venda em lojas especializadas, por exemplo a marca "Trappit").

- Observação dos percevejos no meio da noite (raramente durante o dia).


PREVENÇÃO 

Para evitar uma primeira infestação ou a recidiva depois de uma dedetização):

·  Mantenha as camas a uma distância de pelo menos 10cm das paredes.
·  Não deixe nada por cima das camas (cortinas, etc.) nem deixe cobertas e edredons no chão.

·  Proteja os pés da cama:

O percevejo de cama é incapaz de subir superfícies verticais lisas.
Coloque vasilhas de superfície lisa em torno dos pés da cama (vasilhas em inox, latas de conserva sem os rótulos de papel, ex: latas de atum que são as mais lisas).
Ou forrar os pés da cama com alumínio adesivo.

Podemos embutir essas vasilhas em outras maiores e colocar nessas últimas um pouco de óleo (comestível ou cosmético). Assim os pés da cama ficam secos e os percevejos se asfixiam ao menor contato com o óleo.

Se a cama não tem pés, é possível envolver a estrutura da cama (interior e exterior) com uma faixa de alumínio adesivo, ou então de fixar pés em inox.
Um colchão no chão aumenta em muito o risco de infestação. 



 


EXTERMINAÇÃO

Em caso de contaminação:


·  Limpe toda a cama com uma limpadora à vapor (tipo Kärcher) para eliminar todo o parasita nos cantos da cama. Insista em todas as frestas do estrado, borrachas amortecedoras das ripas e costuras do colchão.

Passar também o vapor sobre rodapés e pisos (visando sobretudo as frestas) próximos à cama.

O vapor à 100 graus mata o percevejo em qualquer estado (e as ovas também).

·  Colocar diatomito ao longo dos rodapés (inseticida natural em forma de pó  abrasivo que mata o percevejo).
Inconvenientes: volátil, leve toxicidade pulmonar durante a aplicação (prever uma máscara e evitar aplicação em caso de oxigenoterapia), incompatível com o uso do vapor e de limpeza rigorosa de poeira.  

·  Lavar a roupa de cama à 60 graus ou congelar no mínimo durante 3 dias à -20 graus e depois isolar em sacos de lixo ou caixas herméticas.

·  Colocar armadilhas adesivas.
Elas permitem a captura e a contagem dos percevejos, o que dá uma idéia da importância da infestação. Pode-se colocar uma dezena delas em volta de cada cama para acelerar a captura dos exemplares fora da cama protegida.

Atenção: em caso de uma detecção canina, os feromônios contidos nas armadilhas ("Trappit"por exemplo) podem induzir o cão ao erro. Deve-se então retirar as armadilhas do domicílio ao menos 24h antes da passagem do cão.  

·  Não estocar objetos próximos à cama (mochilas de escola, roupas, notebooks, etc), num raio de cerca de 3 metros.
Estocar os objetos numa caixa plástica (se possível hermética e com paredes lisas). Respeitar essas precaução durante 12 meses apos a dedetização, para minimizar o risco de contaminação de outras pessoas durante seus deslocamentos.

Deve-se manter as medidas de proteção das camas enunciadas acima durante vários anos após a dedetização (até mesmo a vida toda!).

Os percevejos fora da cama agonizam por falta de comida. Pode-se levar 2 anos em tese, mas na prática eles se tornam rapidamente inativos quando privados de sangue. Eles também são exterminados pelo diatomito, as armadilhas ou limpezas de rodapés à vapor. Pode-se também acelerar a dizimação levantando-se às 3h da manhã para caçar os parasitas que escalam as paredes próximas da cama à procura de um acesso a um corpo humano ou colar as armadilhas "Trappit" nas paredes.

Para evitar que os percevejos não caiam do teto em cima da cama, o que pode acontecer em caso de grande carga parasitária, os americanos sugerem colar fita adesiva transparente no teto em um grande perímetro sobre a zona correspondente à da cama.

Aconselha-se também tolerar formigas e aranhas já que elas são valentes predadoras de percevejos de cama.

De acordo com nossa experiência, após uma semana, nenhum percevejo se movia e depois de 8 meses nenhum cão se agachava (para sinalizar o odor de percevejo).

Como os percevejos se reproduzem e se colonizam em velocidade exponencial, estima-se que para parar a propagação planetária desses hematófagos, cada leitor deveria transmitir esse link ao menos a 10 outros amigos, convidando-os à espalhar  a informação assim por diante.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire